Quem somos?

A DSEAM foi fundada em 1980 através de uma experiência piloto no então Ensino Primário. Muito trabalho foi realizado ao longo de todos estes anos. Muitos projetos, muitas parcerias, muitos apoios recebidos e prestados. Sentimo-nos de consciência tranquila pois demos sempre o nosso melhor em prol da nossa Região e acima de tudo das nossas crianças e jovens que são a razão principal da nossa existência. Por isso, se existe algum mérito nesta Direção de Serviços, deve-se essencialmente ao verdadeiro “Trabalho de Equipa”.

Por esta Direção de Serviços passaram muitos professores e funcionários. Muitos deles estão hoje noutras Instituições e Escolas. Alguns em cargos de direção e de responsabilidade, o que muito nos honra, pois, com certeza a experiência recebida nesta Direção de Serviços foi útil para as suas carreiras profissionais.

Milhares de alunos foram beneficiados pelos nossos projetos, nas Escolas da RAM e na Divisão de Expressões Artísticas. Alguns deles, hoje são Professores em Escolas de Artes e na própria DSEAM. Outros seguiram carreiras artísticas, na RAM, no Continente e até no estrangeiro. A maioria, pelas vivências recebidas tornaram-se pessoas mais felizes e mais criativas.
Podemos afirmar que a Região Autónoma da Madeira, graças à sua Autonomia, foi a única região do País que soube verdadeiramente entender o valor das Artes na Educação, investindo nos recursos humanos (incluindo a formação contínua de professores), nos edifícios escolares, no equipamento e no apetrechamento das escolas. Aqui, realmente, e depois de mais de duas décadas de trabalho, é possível dizer que a nossa comunidade começa a ver a Educação Artística com outros olhos, passando a valorizá-la e a incentivá-la. A nossa esperança é que, com o tempo, passe a considerá-la ao mesmo nível das ciências, da matemática, do desporto e das restantes áreas do saber.

 

Carlos Gonçalves
Diretor de Serviços da DSEAM

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter

Login